domingo, 24 de janeiro de 2010

A rosa encarnada...

Espreguicei-me, virei de um lado para outro, apoiei os cotovelos na cama e com as mãos tapei meus ouvidos...decididamente não queria escutar nenhum barulho de vida...Estava ainda cansada...queria dormir. Mas a vida tem suas urgências e, nós compromissos...


Levantei tomei um banho preguiçoso...coloquei uma roupinha legal, para levantar o astral...no espelho experimentei alguns jeitos de arrumar o cabelo - está "in" sair com o cabelo meio preso, meio solto, com franjão -...dei uma pincelada nos cílios, e desci...tomei meu café ...voltei ao espelho e dei mais uma ajeitada no cabelo, passei o gloss transparente e bem cheio de brilho...não uso baton - gosto da cor da minha boca...Pego minha bolsa, minha pasta e saio para enfrentar um trânsito de lascar até o trabalho.


Chego e encontro as pessoas risonhas e parecendo felizes...Converso um instante com um grupinho, dou Bom Dia a outras, pergunto pelos filhos ou a família de algumas e finalmente chego a minha mesa e me sento na minha cadeira , abro as gavetas da mesa e aí vejo uma rosa vermelha, não... encarnada, solitária na imensidão da mesa vazia com todo o espaço do mundo para reinar...e reinava linda, imponente, era um botão delicado com segredos a serem ainda revelados...


Corri até o bebedouro trouxe um copo com água e ali a deixei aguardando que alguém reclamasse uma flor perdida. Todos chegaram a minha mesa por um motivo ou outro, falaram na cor da minha blusa, outros do meu cabelo...mas ninguém, ninguém reparou no que acontecia dentro daquele copo...um botão de rosa encarnada se transformava em uma rosa adulta desvendando todos os seus segredos e qual menina , ao ser amada pela primeira vez por seu amor, virar mulher. O botão se transformou em uma rosa imponente, na sua beleza exótica e totalmente sem segredos, prontinha para ser admirada, receber um cheiro e ser acarinhada...


O dia passou, acabou o expediente e ela voltou a reinar absoluta na mesa, já agora uma rosa adulta ...Pensei, enquanto apagava a luz...as pessoas estão perdendo a qualidade melhor do ser humano, que é a de se deslumbrar e se assombrar com o espetáculo da natureza...da vida... Um dia inteiro repararam em tudo e não viram acontecendo o milagre da natureza a sua frente...foram pior de quem não deu falta dela, pois esse ou essa deve ter recebido muitos. botões iguais a ela...


Acendi a luz novamente, peguei a Rosa encarnada e a trouxe comigo...
(Maria Emilia Xavier)

Nenhum comentário: