terça-feira, 22 de setembro de 2009

Uma manhã sem você, minha amada secretária...

Hoje eu acordei bem preocupada e parecia que o dia ia ser pesado. Foi só colocar o pé no chinelo, e olha que eu tinha tido o cuidado de colocar o pé direito primeiro, que minhas premonições começaram a se concretizar. Foram chegando devagar, mas firmes e sem nenhuma possibilidade de engano.
O telefone tocou e ao atender eu já adivinhei - problema -a secretária avisando que estava no médico com a filha, não dava para vir.
Olhei em volta e parecia que alguém tinha feito uma mudança para minha casa, nadinha estava no lugar...Tomei coragem e fui até a cozinha, voltei horrorizada, louça...louça...e já chorosa lembrei que ontem havia resolvido deixar a louça para hoje. Aí lembrei do almoço... Corri para o freezer, cheio de coisas... para fazer, nada pronto. Lembrei da geladeira e do congelador...nada, também...
Então pensei, é um complô, só pode...não tem nada pronto, nem para tomar café...suco,yogurt, nescafé, queijo , terminou tudo ontem...É, esqueci que havia combinado de hoje cedo irmos ao supermercado.
Tentei racionalizar a situação, afinal precisava tomar café, meu filho vai chegar da faculdade cheio de fome e também, preciso ir para o trabalho. Então sentei, peguei a agenda de telefone e comecei a ligar para todas as minhas ex secretárias, a única com quem consegui me comunicar estava com problemas, não tem quem vá buscar e levar as duas filhas na Escola - uma estuda pela manhã e a outra a tarde -, não dá para vir.
Nesta altura a minha possibilidade de racionalizar os problemas estava próxima do zero e então pensei: choro ou grito "SOCORRO!!!"?
Não, adoro minha secretária, mas eu já vivia antes dela vir aqui para casa - lógico que sempre tive outra no seu lugar, mas isso não é relevante neste momento -.
Não chorei, nem gritei, liguei para a ex-secretária e fiz uma proposta "indecente": "eu pago a alguém para pegar e levar as meninas para a Escola e você corre para cá, que tal?" Ela topou.
Liguei para a padaria e pedi um café com leite, pão de forma com queijo branco e suco de maracujá. Entrei no banho, meu café chegou, e, logo depois a substituta...Relaxei e pensei...tudo resolvido. Então segui feliz ao encontro dos outros "leões" que certamente teria que enfrentar no trabalho.
Mas aprendi a lição, louça na pia de jeito nenhum, jogo fora. Sábado, domingo e feriados tudo que tem que ser lavado é descartável...Freezer com coisa crua, nunca mais e todos os pratos peço para que sejam elaborados para seis pessoas, três são consumidos na hora e três congelados...Alimentos para o café da manhã são repostos assim que saem da dispensa para o uso...E, na casa, nós nos policiamos para colocar no seu devido lugar tudo que usamos.
Vida moderna? Não...VIDA PENSADA E PLANEJADA por quem não gosta, não sabe e não tem tempo para os trabalhos domésticos.
Maria Emilia Xavier
23/9/2009

Nenhum comentário: