terça-feira, 11 de maio de 2010

QUEM NUNCA PASSOU POR UMA SITUAÇÃO DESTA?

QUERO MAS NÃO FAÇO...
POSSO MAS NÃO DEVO...

Tão difícil,  tomar essa decisão... A maioria de nossos desejos se instala instantâneamente sem dar tempo a racionalizações...Você faz anos de análise, gasta um dinheiro considerável...Aprende(?!) que precisa antes de tudo "racionalizar", mas... A vida é cheia de "mas"...Um dia você, desprevenida  descendo a rua, chegando do trabalho ou mesmo andando sem destino, de repente seu coração acelera, sua boca seca , nada mais em volta você enxerga a não ser aquela visão estonteante que você reconhece dos seus sonhos,que pode ser um carro cor de vinho translúcido, com estofamento de camurça cinza claro, no preço do dinheiro que você tem; um homem elegante, com acentuado grisalhar nos cabelos, sorriso franco, rugas bem colocadas contando a história de uma vida, que sorri descaradamente para você; uma casa de janelas com guarda corpo, patinada de branco, no meio de um imenso jardim, que você procurou a vida toda; um convite para sumir por cinco dias...sem deixar endereço, sem levar celular... Resistir?!... como?!...
Mas... Aí a  vida  lembra  a você que não vai dar...  Seu dinheiro guardado exatamente para esse luxo está todo preso em investimentos com prazo determinado; o homem elegante? É deselegantemente casado; a Empresa que você trabalha está fazendo importantes modificações, não há possibilidades de folgas; as crianças/adolescentes entrarão em provas, não há como sair agora...
Ah!...Sonhos... Vontades... Quereres...
Aí você tenta se socorrer nos anos de análise; nas inúmeras vezes que "alugou" os ouvidos dos amigos ; nos conselhos que não pediu mas ouviu todos com a máxima atenção, fingindo não estar nem aí; nas numerosas noites em conversas infindáveis nas  mesas  dos bares da moda  e chega a triste conclusão que nada disto bastou e você está é mesmo muito infeliz por não  ceder e deixar sua "criança/adolescente"  tomar as rédeas, rasgar as convenções estabelecidas pela adulta "chatona" que você se tornou e te autorizar a ...VIVER.

                                                               Maria Emilia Xavier

4 comentários:

Unknown disse...

eu já passei e muitas vezes. Puxa, este texto realmente me tocou...além da beleza da escrita, as verdades contidas...e esta ilustração, então?

Ivana disse...

Bom Dia,
Minha amiga, acredito que todos passaram ou passam por essa situação. Procuro pensar que vamos viver tudo isso,apenas não chegou a hora,assim não sofremos tanto. O texto mostra a veracidade do cotidiano do ser humano. Um abraço!

chica disse...

Lindo texto, cheio de verdades!Adorei!beijos,lindo dia,chica

Caca disse...

Hoje em dia, só mesmo se o dinheiro não der que eu abandono um sonho (ou adio). Estou tentando por abaixo aquele velho ditado: " quando somos jovens, temos tempo e disposição e não temos dinheiro. Quando adultos, temos disposição e dinheiro, mas não temos tempo. E envelhecemos, temos dinheiro, todo o tempo do mundo e não mais temos disposição." Linda a sua crônica, amiga! Abraço grande. Paz e bem.